Alves e Fátima unidos em 2022.
A chapa majoritária governista que disputará as eleições do próximo ano está praticamente definida. Consta nos meios políticos que os últimos entendimentos entre Fátima Bezerra, do PT, Garibaldi Filho, do MDB e Carlos Eduardo Alves, do PDT, estão sendo efetivados com vistas às eleições de 2022.
Segundo uma fonte que prefere o anonimato, ficou acertado após reunião, que a governadora Fátima Bezerra terá como companheiro de chapa na condição de vice-governador, o ex-senador Garibaldi Alves Filho, tendo como candidato a senador o ex-prefeito de Natal, Carlos Alves. Nessa arrumação, o atual senador, Jean Paul Prates deverá assumir uma secretaria, possivelmente a atualmente ocupada pelo médico Jaime Calado.
Pelo lado oposicionista, as coisas continuam indefinidas, o que não é bom para o sistema político do presidente Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. O deputado Benes Leocádio, do Republicanos, trabalha para viabilizar uma candidatura a governador, enquanto os ministros Fábio Faria e Rogério Marinho digladiam-se. Ambos querem disputar o Senado. Fala-se, inclusive, que poderá haver um entendimento para Rogério Marinho disputar uma vaga na Câmara Federal, pondo fim ao imbróglio entre os dois.
Para que ocorra o entendimento e consequentemente a união do grupo oposicionista o presidente Jair Bolsonaro deve atuar como conciliador, objetivando unir o seu sistema político no Estado e propiciar um palanque político forte e competitivo para sua reeleição aqui no Rio Grande do Norte. A expectativa é saber se o eleitorado vai assimilar a união de Alves com PT, adversários históricos aqui no Estado.
Foto: Reprodução/Senado Federal
Voto contra.